terça-feira, 20 de maio de 2008

Com a presença do super-peão Zèd!

Vem expressamente de Paris para Lisboa, largar um fruto do seu suor. Não é uma cegonha desorientada. Não é mais um futebolista para clubes ansiosos. É, sim, o super-peão Zèd!!!
Ele irá animar a malta na 1.ª Conferência do divã, sobre ciência e sociedade. O encontro terá ainda a presença de Maria Eduarda Gonçalves e de Filipe Moura (dos blogues vizinhos O avesso do avesso e Cinco dias, onde também aborda questões científicas), sendo moderado pela Ana Delicado. Como diria La Palisse, não é todos os dias... Lá vos esperamos, então!
[nb: para quem não conseguir ler a imagem, segue em baixo o texto de apresentação]
1.ª Conferência do divã - Ciência e sociedade num mundo globalizado
21 de Maio, 18h, Livraria Pó dos Livros (Lx., Av. Marquês de Tomar, 89A)

Nas sociedades contemporâneas, a ciência ganhou um novo relevo, tanto na detecção como na resolução de vários problemas globais. Questões como os riscos ambientais, as novas doenças e epidemias, a crise dos recursos energéticos, os dilemas éticos da tecnologia, o desenvolvimento sustentável e a reformulação das políticas públicas impuseram aos cientistas novos desafios. Como é que os cientistas se têm organizado para responderem a estes desafios? Como é que têm incorporado as necessidades e as reivindicações da sociedade no seu trabalho? Como têm comunicado com o público e divulgado o seu conhecimento? E a sociedade, como é que tem acolhido o seu contributo? E como se adaptaram as políticas científicas à nova situação? Estas são algumas das questões que propomos para debate, partindo dos seguintes capítulos do livro A globalização no divã: «Do tubo de ensaio à Nature: a ciência e a globalização» (Ana Delicado); «As novas formas de eugenismo: a genética entre o orgulho e o preconceito» (José Eduardo Gomes); e «Não mais estaremos sozinhos: a globalização do controlo» (Catarina Fróis).

moderadora:
Ana Delicado, socióloga, co-autora do livro A globalização no divã

intervenientes:
Maria Eduarda Gonçalves, docente e investigadora no ISCTE
Filipe Moura, docente no Instituto Politécnico de Leiria e investigador no Instituto de Telecomunicações, autor do blogue O avesso do avesso e colaborador do blogue Cinco dias
José Eduardo Gomes, biólogo, investigador de pós-doutoramento em França, co-autor do livro A globalização no divã e do blogue Peão
*
Este evento é patrocinado pela Livraria Pó dos Livros, editora tinta-da-china e jornal Le Monde Diplomatique - ed. portuguesa. Sobre as restantes conferências (a 27 de Maio e 3 de Junho) vd. aqui.

0 comments: