quinta-feira, 15 de maio de 2008

Dar o exemplo

A expressão «dar o exemplo», esta semana tão utilizada a propósito do Primeiro-Ministro-Fumador, provoca-me um terrível complexo de inferioridade. Há, neste conceito, alguma coisa entre o paternalista e o juízo moral que me perturba. É como se os meus comportamentos e escolhas ficassem dependentes dos governantes, dos meus superiores ou até do colega do lado. Se por hipótese, o meu chefe começar a chegar atrasado, eu começo a prolongar a minha hora de almoço; se o vizinho ouvir rádio aos berros de manhã, eu aumento o volume da televisão à noite, incapaz de estabelecer, por mim própria, a regras do cumprimento profissional ou da adequada vizinhança. E se, pelo contrário, o Primeiro-Ministro-Fumador deixar de o ser, eu, animadíssima pelo seu bom exemplo, abandonarei, também, o vício. Tudo isto numa cadeia exemplar infinita que a todos vai infantilizando.
No caso em questão, mais não houve que incumprimento da lei por parte de alguém que, pelo menos desde o «Inglês Técnico» se considera a viver em estado de excepção. E se houve infracção, existe a respectiva multa.
Agora exemplo? Eu, pelo menos, não espero exemplos de ninguém e muito menos do Eng. Sócrates.

0 comments: