quinta-feira, 15 de maio de 2008

Novas do medronho!

Novas, novíssimas, em jeito de novas sugestões e de informação histórica.
Mão amiga (embora anónima) chamou-me a atenção para a existência dum erro no meu post sobre esse néctar dos deuses que é a aguardente de medronho (vd. aqui).

Na lista de marcas que vendem este gostoso digestivo, coloquei a SILVAPA como empresa do Algarve quando é, isso sim, da Beira Baixa. Tendo eu uma costela beirã a coisa ficou um pouco embaraçosa...
Por outro lado, fiquei satisfeito por saber que já há duas boas aguardentes de medronho beirãs, uma da Serra da Estrela e esta de Oleiros, que até será mais barata do que as algarvias... ah, e a embalagem é elegante, com uns traços em tons assim a puxar aqui para o blogue...
Esta aguardente do concelho de Oleiros, mais concretamente da Madeirã, existe desde meados do século XIX e era então o valor central da terra:
Segunda novidade: outra mão, ainda mais amiga, ofereceu-me uma garrafa da marca Mourinha (da Serra do Caldeirão), muito macia e apetecível. Tem um rótulo amarelo torrado, com uma pequena gravura duma casa rústica, com caminho e árvores à volta. A garrafa, esverdeada, é ao jeito daquelas pequenas garrafas de uísque, muito práticas para transportar. Também foi aditada na revisão do post antigo.
Bem sei que não é domingo, mas não consegui esperar mais para vos dar estas boas novas!

1 comments:

Sofia Rodrigues disse...

Alvíssaras por essas novas!
E que belas garrafas para serem esvaziadas.