quinta-feira, 1 de maio de 2008

A segunda vez que vi Bilbao

Na primeira vez, a cidade estava literalmente encerrada e coberta de barraquinhas – era Agosto, chovia, e festejava-se o feriado regional cheio de orgulho basco, o que fazia com que Bilbao se enchesse de palavras de ordem de «Morte a quase tudo» (excepto à monarquia; aparentemente os únicos que podem continuar vivos pertencem à família real) e que hectolitros de belíssima sidra fossem consumidos por «neos» da maioria de estilos de tribos urbanas surgidas nos anos 60 e 70. Tudo emoldurado por um tradicional fogo de artifício que se reflectia, igualmente, no rio e no Guggenheim.
Fiquei, ao mesmo tempo, com uma impressão confusa e com vontade de voltar. Uma cidade, capaz de transformar um arraial num statement, em que boinas e lenços rivalizavam com penteados rasta e piercings e com um paisagem tão difícil quanto um apertado vale, onde edifícios ao gosto burguês parisiense convivem com blocos «soviéticos» e com a mais contemporânea e arrojada arquitectura, tem de ser um sítio invulgar.
E é. Desta vez, Bilbao mostrou-se com sol, e tudo o que emana da cidade é força e vitalidade, evidência de que uma extravagante requalificação urbana pode resultar em cheio e que o Guggenheim por demasiado escultórico e orgânico que seja (é verdade que o edifício também podia ser um hotel ou uma discoteca, mas já abandonei qualquer visão elitista sobre o assunto), arrastou consigo a vida de uma cidade. Tê-la-ia engolido, não fosse a individualidade de Bilbao (que definitivamente já está no meu Top de cidades).
P.S. - Outra das alegrias de estar em Bilbao é o facto de se poder fumar em todo o lado (até no café do excelente Museu de Belas Artes).

3 comments:

Sappo disse...

Olá, Sofia.

já que não deu pra engolir Bilbao, espero que tenhas engolido um bacalao al piu-piu. se não, vai aqui a receita. divirta-se.


Bacalao al piu-piu

Ingredientes:

- 4 postas de bacalhau (não muito grossas, de aproximadamente 200g cada

- 250 ml de azeite

- 6 dentes de alho

Preparo:

- Dessalgar o bacalhau.

- Tirar as espinhas e secar bem com um pano limpo.

- Em uma panela de barro rasa, colocar o azeite e deixar em lume brando.

- Cortar os alhos em lâminas bem fininhas e fritar até que comecem a dourar.

- Neste momento, retirar a panela do fogo e colocar os pedaços de bacalhau com a pele para baixo e deixar repousar 10 minutos.

- Levar outra panela de barro ao fogo, colocar um pouco do mesmo azeite do primeiro cozimento do bacalhau e, quando o azeite esquentar, colocar as postas de bacalhau que estão na outra panela também com a pele para baixo.

- Movimentar a panela em movimentos circulares e suaves e adicionar ao poucos o restante do azeite com os alhos da outra panela. O ponto certo se dará quando o molho ficar branco e ligeiramente espesso.

Sofia Rodrigues disse...

Bacalao al piu-piu foi devidamente engolido numa tasca do casco viejo.

Anónimo disse...

Eu prefiro nem me lembrar que Bilbao existe.....
Foi uma experiência bastante desagradável a que tive lá e no caminho de volta....