sexta-feira, 2 de maio de 2008

O 2 de Maio e Goya em tempos de guerra e guerilha

Hoje faz 200 anos que o madrilenho se levantou contra os invasores franceses e deu início à Guerra da Independência. Armados apenas com navalhas e paus, os cidadãos de Madrid atacaram as poderosas tropas napoleônicas que reagiram com brutalidade. A repressão foi impiedosa. Mas as execuções sumárias, a pilhagem, as violações impostas pelo exército francês não impediram a revolta de se estender por todo o país até 1814, quando a Espanha se libertou do julgo estrangeiro. Foi desse tipo de reação que surgiu a expressão guerrilla (pequena guerra, em castelhano) para qualificar os ataques de surpresa de combatentes ocultos que deixavam pouca oportunidade aos grupos de soldados isolados. Para comemorar este bicentenário, o Museu do Prado realiza a exposiçãoGoya em Tempos de Guerra . A mostra traz cerca de 200 obras produzidas pelo artista entre 1794 e 1819 – período no qual o pintor viveu atormentado por doenças e pelas recordações da invasão napoleônica. Além desta exposição, Arturo Pérez-Reverte realiza no Canal Isabel II a mostra “Un pueblo, una nación”.

Nb: Imagem: "Fuzilamentos de 3 de Maio de 1808", de Goya.

5 comments:

xatoo disse...

Esta de "un pueblo una nación" está demais. Propaganda pura e dura a uma entidade (a "Espanha") que só existe por via da exploração imperialista (por acaso bem mal sucedida se comparada com a dos anglo-saxónicos). Para ver se se põe alguma ordem na alienação recorde-se que a Catalunya em 1714 perdeu a independência a favor da casa dos Bourbons; ainda dura, mas não será por muito mais tempo (idem para o País Basco, Galiza, etc) - afinal qualquer kosovo tem direito a ser independente, ou não?

Sappo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sappo disse...

xatoo, deixa de blablablá.

o objetivo do post foi apenas o de lembrar uma efeméride que se não é importante pra ti diz muito a muitas outras pessoas, sejam elas castelhanas ou não. é só isso, meu caro. já sobre a autodeterminação de Kosovo ou de qualquer outro povo já aqui deixei, há algum tempo, a minha opinião favorável sobre a questão.

xatoo disse...

e a efeméride é!?
"a guerra de independência" onde havia e há povos que perderam a independência e ainda não a recuperaram. Isso é importante para mim.
blá blá blá, xau manolo

Ruy Blanes disse...

Caro xatoo,

A problemática da independência da Catalunha é complexa e certamente interessante desde vários pontos de vista. Pelos vistos, também é muito importante para ti.

Mas o Manolo Piriz noticiou, no post, a celebração de um acontecimento histórico bem diferente (sem sequer tomar partido em relação ao facto) - que aliás se estende a toda a península.

A referência a "Un Pueblo, Una Nación" é para a exposição comissariada por Pérez-Reverte, autor de El Húsar (situado na época das "guerras napoleónicas").

Por outro lado, é interessante ver como uma companhia de teatro "catalã" como a Fura Dels Baus preparou uma recriação dos "Fusilamientos del 3 de Mayo".