domingo, 25 de outubro de 2009

Com que voz

«Com que voz» é um grande, um imenso documentário de Nicolas Oulman sobre o seu pai, Alain Oulman, premiado na edição de 2009 do DocLisboa. Para mim, que sabia vagamente que Alain Oulman compusera músicas e escrevera letras para Amália Rodrigues, o documentário foi a oportunidade de descobrir uma grande figura do recente passado português, europeu, universal. Fiquei a saber que Alain Oulman foi também homem de negócios por condicionamento familiar, encenador, prisioneiro da PIDE e exilado, editor em Paris de Mário Soares, Patricia Highsmith e Amos Oz. O documentário é muito bom. Não é apenas uma história bem contada, tem momentos sublimes. As entrevistas não são simples depoimentos, possuem um tom de intimidade e pudor que talvez só pudesse ser captado por um filho do biografado. Para quando uma daqueles livros volumosos com uma biografia de Alain Oulman?

1 comments:

Daniel Melo disse...

Falhei esse e com muita pena minha.
Pela sinopse também fiquei a saber coisas insuspeitas sobre esse grande compositor, a começar pelo facto de o supor francês, e, afinal, era português...
Também me parece que merecia uma boa biografia.