terça-feira, 5 de junho de 2007

18 Anos


Vale a pena rever algumas reportagens da altura como esta ou esta, ou outras.

2 comments:

L. Rodrigues disse...

Segundo alguns, uma das histórias mais mal contadas de sempre... Os mortos desse dia não terão sido estudantes de Tienamen, mas sim trabalhadores manifestando-se noutros pontos da cidade...

Zèd disse...

Por acaso nunca tinha ouvido falar noutras versões dos acontecimentos. Talvez nem seja mal contada, talvez seja uma história que nunca foi contada de todo. Gostaria de conhecer outras versões (se vêm de fontes fidedignas). Mas não deve ser surpresa para ninguém que o governo chinês da época, e até hoje, tudo fez para que a informação não circule.
Agora se os mortos eram manisfestantes ou trabalhadores não é talvez o pormenor mais relevante, eram uns e outros manifestantes em favor da democracia e foram vítimas da repressão do governo chinês. Não é surpresa que os manifestantes não fossem todos estudantes, eram muitos, naturalmente nem só os estudantes se manifestaram, os trabalhadores também, e ainda bem. Não vejo que isso altere o fundo da questão. Mas claro que seria melhor saber mais sobre o que realmente se passou, de certeza que não sabemos tudo.