quinta-feira, 7 de junho de 2007

O ADN da esquerda

"A esquerda não gosta da genética, porque mostra que nem todas as falhas dos seres humanos se devem ao capitalismo. Pode ser apenas má sorte com os genes que se tem".

James Watson, biólogo que descobriu a sequência do ADN, entrevista ao Público (31/3/07).
Citação chegada por email (obrigado Zé!).

5 comments:

Zèd disse...

Atenção que o James Watson é um gajo muito duvidoso. A real contribuição que ele deu para a descoberta do ADN é menor do que ele próprio quer fazer parecer. Tem-se destacado de há uns anos para cá pela tomada de posições "neo-eugénicas". Convém lembrar que mesmo tendo ganho o prémio Nobel pela descoberta não tem mais autoridade que qualquer outra opinião. Esta citação aproveita uma certa "debilidade" da esquerda em lidar com a Genética (é verdade, acho que o problema existe) e distorce a situação.Simplifica abusivamente a questão, toma uma posição brutalmente reducionista para fazer passar a ideia que está tudo nos genes. Ora não é por a esquerda sentir um certo desconforto com a Genética que se prova que está tudo nos genes. Isto é um revivalismo do Darwinismo Social.

Renato Carmo disse...

Mas é tremendamente eficaz e popular. Não percebo nada do assunto (e a citação é mais uma provocação), mas parece-me que também nesta área a esquerda está a perder pontos: o revivalismo do Darwinismo Social casa muito bem com o neo-liberalismo económico.

L. Rodrigues disse...

Eu acho que a esquerda devia abraçar a genética, por demonstar que a variabilidade do ser humano é quase infinita e a esquerda (a moderna, pelo menos) lida muito melhor com a variedade do que a direita.

Zèd disse...

De facto é uma citação bem ao estilo de muitos políticos demagogos e populistas. O que me incomoda é que tratando-se do Watson, porque é supostamente um grande cientista, é-lhe tolerado este tipo de afirmações. Mais do que tolerado dá-se-lhe um certo ar de respeitabilidade. Fosse o Le Pen ou o Haider caia o Carmo e Trindade (mesmo o Sarkozy viu-se em maus lençois por menos).

Concordo com o l. rodirgues (de certo modo), a genética não é de direita nem de esquerda, mas a esquerda não tem de que ter medo, pelo contrário. Os avanços modernos da Genética de facto centram-se sobre as questões da diversidade (a Genética de Populações).

Zèd disse...

"Mais do que tolerado dá-se-lhe um certo ar de respeitabilidade." Estou a falar da imprensa, claro.