quinta-feira, 28 de junho de 2007

Rui Rio Superstar: passerelles e lantejoulas à desgarrada

Num excelente post, sugestivamente intitulado «As mentiras de Rui Rio», Tiago Barbosa Ribeiro desmonta todos os clichés anti-culturais que o edil portuense lançou ao longo destes anos para fazer passar o seu populismo de direita na área cultural.
Em 1.º lugar, Rio criticava o Rivoli e privatizou a sua gestão por alegadamente não ter público: os relatórios entretanto tornados públicos provam justamente o contrário e até dizem que davam lucro (vd. tb. o JN aqui).
Em 2.º lugar, dizia que a empresa municipal responsável pela gestão cultural, a Culturporto, só dava prejuízo (o que é desmentido pelos resultados do Rivoli) mas criou uma nova empresa paralela, a Porto Lazer, desvalorizando a cultura em favor do entretenimento e, pelo meio, alimentando nomeações sem concurso de amigos políticos (vd. tb. TBR aqui).
Em 3.º lugar, verberou contra a subsidiodependência, mas o que é um facto é que financia agora (indirectamente ou não) a empresa de Filipe La Féria (numa concessão entretanto considerada irregular pelo Ministério Público), tendo esvaziado a atractividade de várias organizações culturais que tinham consolidado uma oferta de referência: o FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica) e o TEP (Teatro Experimental do Porto) exilaram-se em Gaia (tb. o FantasPorto e a Feira do Livro do Porto já ameaçaram fazer o mesmo); o Seiva Trupe queixa-se de asfixiamento; a Casa Cinema Manoel de Oliveira estagnou; as galerias de arte estão a transferir-se para Lisboa por falta de apoio à animação cultural, como a Graça Brandão.
Como se tudo isto não bastasse, o edil prossegue na sua propaganda indecorosa, à qual juntou entretanto outro condimento; assim, e ao estilo das vigilâncias de má memória, resolveu divulgar no site municipal um vídeo feito exclusivamente para mostrar a presença do dir.-adjunto do Jornal de Notícias na manifestação anti-privatização do Rivoli que ocorreu a 14 deste mês (vd. aqui), alegando conflitos de interesses deste, como se um jornalista não pudesse exercer o seu direito de cidadania (TBR fala disso aqui; vd. tb. este editorial de Manuel Carvalho no Público).
Por fim, Rui Rio promove gincanas automobilísticas (sobre isso escrevi aqui) e outros despautérios, tendo ficado na memória de todos o rídiculo despique com o seu vizinho de Gaia para ver quem gastava mais dinheiro em foguetório e pirotecnia durante as passagens de ano.
Pelos vistos, há por aí uma elite que precisa de passerelle para se pavonear e mostrar os vestidos e as operações de cosmética. Para esse efeito, nada melhor que ocupar salas recuperadas com o dinheiro de todos, pois claro.
É a política cultural populista-conservadora em todo o seu esplendor.
PS: sobre a alienação do Rivoli e a política cultural escrevi na devida altura 3 posts no Fuga (1, 2 e 3).

0 comments: