quarta-feira, 20 de junho de 2007

À atenção do futuro edil de Lisboa (e dos ladrões de bicicletas)


Vai iniciar-se em breve (15 de Julho) em Paris o serviço Velib "oferecido" pela Marie de Paris. Estão a ser instaladas pela cidade toda estações "self-service" de bicicletas, haverá uma estação a cada 300 metros, e para começar vão estar disponíveis 10000 bicicletas (dez mil!). As bicicletas são alugadas, mas a primeira meia-hora é gratuita. Pode obter-se uma subscripção ao ano, à semana ou ao dia (tudo baratinho), e é gratuito para quem tem o passe para os transportes públicos (NaviGo). Uma boa ideia que pode bem ser aproveitada noutras cidades.
Sim, eu sei que Lisboa é uma cidade com colinas, não plana é como Paris ou Amesterdão, etc... etc... Lyon também é uma cidade com bastante relevo e um sistema semelhante já existe há dois anos, onde aliás Paris se inspirou. E pelos vistos funciona.

(pequena video-reportagem aqui)

3 comments:

kermit disse...

As "bugas" de Aveiro, não têm exactamente o mesmo sistema? Nem tudo o que é bom "est né en France"
Cpts

vallera disse...

Vi esse sistema a funcionar em Barcelona, e bem. Seria excelente que essa ideia fosse posta em prática em Lisboa (criando também pistas próprias), e, acima de tudo, que as pessoas aderissem. Haveria menos poluição e trânsito, e assim, eu poderia andar de CARRO á vontade!

Peregrino a Meca disse...

Bon, "Lyon também é uma cidade com bastante relevo"

Certo, mas sao 2 (duas) colinas, não estao no centro e nunca vi ninguem subir de bicicleta (feito tonto tentei). Tudo o resto tao chato como a encefalografia do Carmona Rodrigues. Lisboa sao 7 colinas e impossivel fazer 100 metros sem subir 5.

Depois ha a questão das pistas ciclaveis (belo galicismo)...

Não se pode ter tudo!