segunda-feira, 18 de junho de 2007

Grandes clubes

O Real lá se sagrou campeão, conforme previsto. Em Barcelona, como em Lisboa, espera-se com ansiedade a próxima época. O Barça, como o Sporting e o Benfica (mais o Sporting, por muito que me custe..), teve o campeonato na mão e deixou-o fugir num jogo que não assisti, mas que fui ouvindo, vislumbrando e sentindo pelas ruas de Barcelona. Primeiro, e em antecipação, os adeptos do Barcelona e do Espanhol, misturavam-se pela cidade, entre milhares de turistas e habitantes anónimos. Depois, e enquanto, procurava um local simpático para jantar, as ruas despovoaram-se aos poucos, restando apenas alguns turistas. Ao passar por um restaurante, espreitei pelo vidro e vi na televisão a repetição de um golo do Barcelona. Queria ficar ali, mas não havia mesa e as minhas companheiras de viagem suspiravam por um jantar sem televisão, sem futebol. Fomos andando, e encontrámos um sítio com esplanada. Comemos e conversámos. Segui a conversa, enquanto olhava em redor, tentando analisar as expressões faciais de quem passavam, ao mesmo tempo que ouvia os gritos de golo entoados nos apartamentos de janelas escancaradas. Não sabia o resultado. Quando olhei para o relógio e percebi que o jogo teria acabado, percebi, então, que o Barça não tinha vencido. A cidade estava em silêncio. Sepulcral.
Embora me fosse indiferente o resultado, gosto de futebol. E, afinal, estava ali, e o Figo até tinha ali jogado no seu expoente máximo. Aí reside a grande diferença. Quem não gosta perde algo da vida, pode até parecer pouco. Mas não. Porque quem não gosta de futebol, tem pena de não gostar, e sabe, no seu âmago, que está em perda.

1 comments:

Joe Strummer disse...

Percebo a "dor" dos catalães, mas o "milagre" do futebol é que se pode recomeçar de novo daqui a um/dois meses, com fé renovada e os reveses esquecidos. O meu problema é muito pior, sou lisboeta e como vai haver eleições na minha cidade, existem uma cambada de idiotas que querem construir um aeroporto dentro da cidade, mais outro lá perto, e imagine que estes idiotas são devidamente apoiados pela Impre(n)sa e imagine-se por uma associação comercial de uma cidade a Norte, cujo presidente é um emérito sócio duma agremiação dessa cidade, em que um dos slogans principais é "Só quero ver Lisboa a arder".Esse presidente disse numa entrevista, que o melhor para a cidade a que pertence era o aeroporto da minha cidade ficar dentro, praticamente no meio, da minha cidade, para que a cidade dele não fosse afectada, e os interesses que ele defende também não.
Agora imagine-se que os idiotas que concorrem ás eleições da minha cidade e que querem (dizem eles) protegê-la acham que o aeroporto tambem deve ficar bem no meio dela
(não contando claro com o facto de algum avião poder cair e possivelmente poder destruir a cidade que tanto "amam" mais algumas milhares de pessoas e outros danos colaterais)e ficam todos entusiasmados quando o gajo cujo clube diz que quer ver a minha cidade a arder, é capaz de avançar com o dinheiro para um estudo que avalize o aeroporto bem no centro da minha cidade.

Como invejo os de Barcelona, podem perder campeonatos, mas pelo menos não têm que "levar" com um adepto do Real Madrid a propôr um aeroporto nas Ramblas, e muito menos com o apoio dos politicos da sua cidade. Eu sei que não me lêem, mas mesmo assim pergunto-vos: O que faziam? Sim , imagino o que não seria...mas por cá na minha cidade, é a mansidão habitual, por isso Lisboa está a cair aos bocados,ano após ano até arder.