domingo, 8 de março de 2009

A igualdade de género: um Grande projecto

A propósito do Dia Internacional da Mulher, que se celebra hoje, vale a pena divulgar o projecto BIG - Bibliotecas pela Igualdade de Género, que a UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta está a levar a cabo em parceira com a Divisão de Gestão de Bibliotecas da CML. Trata-se de um projecto de promoção da reflexão e debate sobre as questões de género, dirigido aos jovens que frequentam as bibliotecas municipais. Sendo a biblioteca pública um espaço de acesso livre à educação, à cultura e à informação, será também um óptimo local para dar maior visibilidade ao papel das mulheres na história, na sociedade e na política e ajudar a desfazer estereótipos reprodutores da desigualdade de género.
Ao longo de 2009, o projecto BIG vai dinamizar conferências/debates em 6 bibliotecas municipais de Lisboa, sob o mote «As mulheres no espaço público» (programa completo).
No mês de Março, na Biblioteca-Museu República e Resistência, vai ser assim:
Dia 10 - Mulheres, Cidadania e Paridade, com Maria de Belém Roseira (Deputada) e Daniel Oliveira (Jornalista). Moderação de Albertina Pena (Professora). 
Dia 17 - Mulheres e Emprego, Trajectos Emancipatórios, com Anália Torres (Socióloga) e Ulisses Garrido (Sindicalista). Moderação de Maria Viegas (Socióloga).
Dia 24 - Mulheres, Violência de Género e Espaço Público, com Elisabete Brasil (Jurista) e Manuel Lisboa (Sociólogo). Moderação de Manuela Góis (Professora). 
Horário das sessões: 18h/20h
No passado dia 3 foi inaugurada na BMRR uma exposição sobre Maria Veleda (1871-1955), “pioneira na luta pela educação das crianças e os direitos das mulheres e na propaganda dos ideais republicanos, destacando-se como uma das mais importantes dirigentes do primeiro movimento feminista português” (excerto de biografia consultada aqui). 
O projecto BIG vai ter apresentação pública no dia 11 de Março, às 16 horas, na Biblioteca Municipal Central - Palácio Galveias.
Dá gosto ver a sociedade civil a trabalhar com as bibliotecas públicas.
Dá gosto perceber que as bibliotecas públicas acolhem iniciativas da sociedade civil, ainda mais quando se trata de promover a igualdade de género, uma causa maior da agenda feminista, desde sempre socialmente comprometida.

2 comments:

epacheco disse...

Até já fui divulgar no Twitter que eu agora divulgo tudo no Twitter.

Anónimo disse...

Cláudia, não te sabia por aqui mas pelo post ainda bem.

um abraço