quarta-feira, 11 de julho de 2007

E a Memória da Cidade?

A UNESCO criou, em 1992, um programa chamado Memória do Mundo que tem como objectivos a preservação, o acesso e a divulgação global de documentos de arquivo e colecções bibliográficas com valor para a história da humanidade. A herança documental reflecte a diversidade de línguas, povos e culturas que existem no mundo, mas essa memória é frágil e perecível. Com o programa Memória do Mundo, a UNESCO procura salvaguardar o património documental de situações de catástrofe, guerra e incúria, bem como lutar contra a amnésia colectiva.
Portugal dispõe de três inscrições no Registo da Memória do Mundo: desde 2005, a Carta de Pêro Vaz de Caminha; e desde o final do mês passado, o Corpo Cronológico (colecção de manuscritos de natureza muito diversa, que abarcam o período que vai do século XII ao século XVII, destaca-se pela riqueza das suas fontes para o conhecimento da História da Europa, da África, da Ásia e da América do Sul, nomeadamente, do Brasil) e o Tratado de Tordesilhas. O património arquivístico português registado como Memória do Mundo faz parte do acervo da Torre do Tombo, o nosso Arquivo Nacional.
Para quando o programa municipal Memória da Cidade de Lisboa?
Imagem: Folha do livro, Primeiro Foral dado a esta Cidade, existente no Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Lisboa (fot. Armando Serôdio, 1960, AFML).

2 comments:

José Reis Santos disse...

Claudia, parece de proposito.
Vê http://lojadeideias.blogspot.com/2007/07/ainda-na-memria.html

Vou, a seguir, das algumas ideias concretas, entre elas um manual escolar sobre Historia de Lisboa, que não é muito distante dessa memoria de Lisboa que propoes...

Vai ser importante desenvolver um bom projecto, interdisciplinar e «vendável»...

Cláudia Castelo disse...

A questão do acesso público aos documentos do Arquivo Histórico Municipal de Lisboa 'encarcerados' no Alto da Eira deve ter uma rápida solução (ainda que provisória, reconheço)depois de 15 de Julho. Nesse quadro, todos os projectos de aproximação e cooperação entre o AHML e a comunidade científica fazem sentido.