89.760 (50 cadáveres em média por dia). Este é o número estimado de civis mortos no Iraque desde a invasão das tropas de coalizão lideradas pelosEstados Unidos, em 20 de março de 2003, segundo a ONG Iraq Body Count (IBC) (contador de corpos). Jáqueo Departamento de Defesanorte-americanosimplesmente ignora os dadossobremortes de civis (informa somente o número de vítimasfatais de militares), investigadores independentes e pacifistascontrários à invasão criaram o IBC para desempenharem estepapel.
Parachegar a estenúmero, os voluntários do IBC somam as mortes violentas de civis registradas pelaimprensa e informaçõesque obtém nos hospitais, agências funerárias, ONGs locais e das forçasarmadas, e cruzam os dadosparaevitar qualquer erro na contagem. O contadormacabro é atualizado diariamente. Aindaassim, acredita-se que o número seja aindamuitas vezesmaior a este divulgado pelo IBC .
Os números de mortos nesses cincoanos de invasãosão bem controversos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) menciona, até 2007, 200 milmortos estimados na populaçãocomoumtodo e as mortesemcombatepelosinsurgentes. Em outra sondagem realizada pelaFederaçãoAmericana de Cientistas, que pesquisou mais de 20 millares iraquianos, apresentou o estarrecedor número de 650 mil iraquianos mortos. Quasenão havia umlar no Iraque que uma pessoa tivesse sido mortaemcincoanos.
Por fim, numoutrorelatório, divulgado em 31 de janeiroúltimo, o institutobritânico Opinion Research Business, emparceriacom o Independent Institute for Administration and Civil Society Studies, afirma queo número de mortospassa do ummilhão. O estudo foi baseadoemdepoimentos de testemunhas colhidos atésetembro do anopassado. Além dos mortos, estima-se emmais de 5 milhões o número de refugiados iraquianos nospaísesvizinhos. Isto numa população de aproximadamente 27 milhões.
0 comments:
Enviar um comentário