terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Mal-entendidos

Um blogue que servisse só para esclarecer mal-entendidos serviria para alguma coisa? Em que as pessoas passassem o tempo a explicar: "mas não foi bem isso que eu quis dizer" ou "mas isso que eu disse não se referia ao que tu escreveste". Provavelmente o resultado seria uma espiral de explicação de mal-entendidos sem fim. O post seguinte diria que aquilo que eu disse não era bem aquilo que eu queria dizer e o outro a seguir diria que aquilo que eu queria dizer também não era bem aquilo que eu tinha dito que queria dizer. E ia-se acrescentando, acrescentando sem parar até (nunca, ninguém) se perceber que o que eu queria dizer é a soma daquilo que eu disse + aquilo que eu queria dizer + qualquer coisa que sempre falta e que permite alimentar a comunicação.

Por outro lado, será que o pressuposto de que na comunicação há sempre mal-entendidos seria prático? Não se criaria logo um silêncio bastante embaraçoso? Se tudo é mal-entendido, para quê falar?

Pensando bem, esse blogue seria bastante cansativo. Pensando bem, é claro que esse blogue já existe. Todos os blogues passam o tempo a explicar que aquilo que queriam dizer não era bem aquilo que disseram.

4 comments:

Zèd disse...

De facto a escrita tem (pelo menos) uma grande limitação em relação à oralidade: falta-lhe a entoação. É difícil escrever e arranjar um substituto decente para as modulações da voz que dão um tom irónico, ou surpreso, ou sarcástico, ou indignado. Nos blogues, que são de escrita - e sobretudo - leitura rápidas, em que os estilo se aproxima mais da oralidade, o "problema" agrava-se. É mais fácil haver mal-entendidos.

Mas, enfim, há outras vantagens da escrita em relação à oralidade. Muitas.

Hugo Mendes disse...

Eu cá acho que a vantagem dos blogues - ou mais precisamente da escrita em blogues - é precisamente podermos entrar na espiral que o André referiu, do disse-isto-mas-esqueci-me-daquilo-e-para-além-do-mais-estás-completamente-a-deturpar-o-que-tinha-dito-acima-e-por-isso-vais-levar-com-mais-dez-parágrafos-para-ver-se-percebes-de-vez-o-que-eu-quero-dizer.
É verdade que a comunicação - e falo de toda a comunicação humana - é improvável; os blogues ajudam a tornar-lá um bocadinho menos improvável, mesmo que para isso aumentem, por outro lado, a entropia. E mesmo que sejam um bocadinho chatos de vez quando. Mas se calhar é mesmo por isso: não há comunicação interessante que não pise, a dado momento, o risco vermelho do aborrecimento para terceiros - ou mesmo para os próprios.

Anónimo disse...

Desculpa Andre, nao percebi o que quiseste dizer...:)

andre disse...

Boa.