segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Peões por Lisboa

A polémica gerada em torno destes posts teve, quanto a mim, uma consequência importante que resumo na seguinte constatação: é preciso ocupar o espaço que os partidos não estão muito interessados em ocupar. Ou seja, é necessário construir um projecto inovador para Lisboa. Penso que o Peão tem condições para dar um contributo interessante. Até já temos candidato (não é Hugo?). É isso mesmo, acho que o Peão devia lançar a sua própria candidatura. Proponho que se utilize o espaço virtual deste blogue e, sobretudo, do Lado B para se elaborar um programa de ideias e de projectos para Lisboa. Um programa com a participação de bloggers, de comentaristas ou de simples leitores que tenham interesse em deixar o seu contributo. O Hugo é, na minha opinião, a pessoa indicada para coordenar este processo e dinamizar o debate. Que me dizes, pá?
Proponho que o Lado B seja uma espécie de âncora para as propostas estruturantes. A ideia seria formalizar um programa eleitoral constituído pelos temas e pontos que sejam considerados mais pertinentes. Vamos a isto?

6 comments:

Macaco Zarolho disse...

Acho uma óptima ideia.

Como organizar este programa político? Em torno de uns quanto pontos orientadores - espaço publico, rede de transportes, plano director municipal, cultura, ....

Zèd disse...

E quando é que o Carmona se vai embora? Ele parece estar mesmo agarrado à cadeira.

Enquanto cai e não cai vamos avançar com um programa, acho bem.

Hugo Mendes disse...

Uma pessoa ausenta-se por umas longas horas e quando chega depara com uma coisa destas...:) Francamente, sem menosprezo pela capital, eu estou desde ontem à noite tentado lançar a minha candidatura à Região Autónoma da Madeira, que ganhar ao Alberto João é sempre mais estimulante de que ao Carmona ou qq seu substituto.

Agora mais a sério: eu gosto da ideia do Renato, mas talvez num formato mais pequeno; com isto quero dizer que seria interessante reflectir sobre uma série de coisas sobre a cidade de Lisboa, e cada um podia dar a sua opinião sobre a(s) área(s) onde se sentisse mais à vontade. Acho que assim seria um processo mais fácil de gerir e nem precisaria de ir para o lado b, cujo proposito nao acho que devesse ser misturado com uma iniciativa como esta. Cada um podia escrever sobre o que quisesse sobre Lisboa, sabendo todos de antemão que seria, de aqui para a frente, um eixo de reflexão/intervenção do blogue,
e pessoas que não fossem pões também deviam poder participar, caso desejassem.
Com esta estrutura mais leve talvez não precisássemos de dinamizador, não sei. Se este papel se circunscrever a moderar e a organizar coisas mais práticas, eu não me importo. Mas se exgir coisas mais conceptuais, não me sinto à vontade. Todos os dias me dou conta de quão mal conheço Lisboa; afinal de contas, vivi metade da minha vida na cidade onde nasci (Porto), e que nos últimos anos residi em Lisboa de forma mais intermitente do que qualquer outra coisa. Há pessoas no blogue que conhecem e sentem Lisboa de uma forma muito mais profunda e genuína, e talvez eu deixasse a outra pessoa, quanto mais não seja por razões simbólicas, a tarefa de dinamização do debate.

Daniel Melo disse...

Como diria o saudoso detective Columbo, "as pedras que rolam não criam musgo"!
Antes que sobre pra mim, também partilho 100% da opinião do Hugo: acho que é perfeitamente ajustado fazermos uma proposta colectiva do blogue ou de parte do blogue (podem have peões legitimamente desinteressados deste tema) de reflexão sobre esta temática.
E a partir daí lançarmos as nossas contribuições.
Também acho que o lado mais adequado para este contributo é o lado 'a' do blogue, ou então um novo lado, lado lx, ou lado p, de política. Mas acho que, por ora, pode ser este lado. Afinal de contas, poderemos ter que estar em campanha permanente durante 2 anos (até 2009), por isso, temos tempo para ir amadurecendo as propostas, os conceitos (e, claro, a distribuição dos tachos, pá!).
Mostra-se assim aos políticos que nos governam na capital (e aos da oposição) que a grave situação que se vive actualmente era já merecedora doutro tipo de atitude por parte dos responsáveis políticos.
Agora, também é um facto de que se conseguíssemos avançar também com um nome isso seria uma grande vergonha para quem lá está em cima, ai isso não tenho dúvidas.
Por isso, proponho o Zèd, que está numa cidade também tão complicada como Lx., mas onde agora as coisas estão a funcionar bem. O facto de estar longe não é impeditivo. Como facilmente se pode constatar, os que estão na Câmara de Lisboa vivem agora na estratosfera. Por isso, mãos à obra!

Zèd disse...

Eu quê?, Daniel, não percebi bem...

Em relação ao lado A vs Lado B, proponho uma solução de compromisso: que o debate seja aqui no lado A, e que se passe para o lado B mais tarde um texto já estruturado com propostas concretas resultantes do debate, ou seja um Programa.

evatrai craft design © disse...

Amigos Peões, a propósito destes vossos interessantes propósitos para Lisboa, o Alkantara Festival dá corpo ao projecto "Lisboa Ideal", paralelo ao evento "Lugares Imaginários". Textos, imagens, vídeos e outros suportes podem ser enviados até 25 de Abril - data simbólica entre todas as outras... Parecem bons os auspícios. Até à próxima!