segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Pelo reforço democrático da política científica europeia

Recentemente, a Comissão Europeia realizou uma grande conferência para debater as medidas necessárias ao fomento da divulgação dos resultados científicos na área da investigação europeia (+inf. aqui). Tal reforço dos recursos de conhecimento da sociedade europeia – a grande meta da Estratégia de Lisboa, lembram-se? – passa inevitavelmente pelo livre acesso à informação e conhecimento científicos, implicando o livre acesso às publicações científicas.
Antes disso, houve todo um movimento da sociedade civil exortando por medidas e um debate neste sentido. No seguimento da publicação do relatório «EU Study on the Economic and Technical Evolution of the Scientific Publication Markets of Europe», um consórcio de organizações ligadas à área da comunicação académica patrocinaram uma petição de apoio à divulgação publicamente suportada da produção científica e às recomendações que constam neste relatório, petição essa a ser enviada à Comissão Europeia. Outras influentes organizações transnacionais europeias tomaram também posição (p.e., o European Research Council) e a petição ainda circula. Também um relevante organismo da UE (o European Research Advisory Board) já dera o seu apoio.
Os peões deram igualmente o seu contributo ao disponibilizar no lado b deste blogue um conjunto estruturado de recursos científicos em livre acesso.
PS: este movimento de open acess tem também um representante para os arquivos (vd. OAI).

2 comments:

Hugo Mendes disse...

Daqui a nada surge alguém para aí a dizer que vocês querem é um tacho na Comissão Europeia, tenham cuidado.

Acho que a ideia do Renato é para levar a sério, devíamos pensar melhor o que fazer com o 'lado b'. E com os outros lados que hão de vir.

Zèd disse...

O Peão em versão maratona é uma boa ideia, e precisamente porque é maratona e não sprint leva um bocado mais de tempo a pôr em andamento, mas não está esquecido.