quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

O legado de Blair


Uns bons posts atrás o Daniel levantou esta discussão, que entretanto ficou nos bastidores para ser reatada mais a sério num futuro próximo. Deixo entretanto apenas um elemento para o debate: um texto publicado por Matt Browne (antigo director do think tank próximo do New Labour, a "Policy Network") num dos mais recentes números da revista "La Vie des Idées", editada pelo grupo "République des Idées", um conjunto de académicos e intelectuais que procuram pensar as questões determinantes do nosso tempo de uma perspectiva não dogmática à esquerda. Um dia destes falo um pouco mais deste grupo, mas vale sempre a pena ir explorando o site.


O cartoon (clickar para aumentar) é do inevitável Steve Bell, do "The Guardian".

5 comments:

Hugo Mendes disse...

Já agora, o cartoon ilustra uma notícia sobre um debate sobre uma medida polémica (quase 2 milhoes de pessoas assinaram uma petição contra) que Blair pretende implantar a nível nacional e que se chama "road pricing", que tanto quanto percebi é uma taxa que o condutor pagaria, ela própria variavel, em função de conduzir numa estrada mais ou menos congestionada, e que obrigaria, dizem os críticos, a montar um gigantesco sistema de vigilância para saber onde está um dado veículo:
http://politics.guardian.co.uk/homeaffairs/story/0,,2017901,00.html

No lado esquerdo da mesma página pode-se encontrar a lista de notícias sobre o mesmo tema que foram saindo nos últimos dias.

Daniel Melo disse...

Ainda só li o texto na diagonal, mas posso já dizer o seguinte:
1) em princípio concordo com parte da 1.ª parte do texto (não tenho dados, de resto faltam ainda estatísticas), sobre a questão da melhoria dos serviços públicos.
2) o Iraque, que é a questão nevrálgica, e que ele passa por cima como cão por vinha vindimada.
Foi o grande erro de Blair, e foi um erro colossal, com consequências tremendas e nefastas para todo o mundo.
Depois desenvolverei melhor isto, mas isto significa que a política externa de Blair acabou por influenciar internamente, e depois todo o balanço do seu consulado.

Zèd disse...

Os erros de Blair na política externa, não se resumem ao Iraque. Blair não ajudou nada à construção europeia, bem antes pelo contrário. Foi o grande motor de uma clivagem dentro da Europa, foi bem visível no início da Guerra do Iraque, mas foi constantemente alimentada com o seu alinhamento permanente com Bush. A construção europeia está paralizada vai para dois anos (pelo menos) e Blair é um dos responsáveis.

Zèd disse...

Adenda: E a política europeia nem sequer é mencionada no artigo de Matt Browne.

Hugo Mendes disse...

"A construção europeia está paralizada vai para dois anos (pelo menos) e Blair é um dos responsáveis."

Eu também acho que Blair não ajudou muito à construção europeia, embora haja a dizer que, para líder britanico (e os ingleses basicamente estão-se nas tintas para UE), podia ter sido bem pior.
Agora, acho que devemos colocar as responsabilidades onde elas estão: a UE está paralizada por causa do NÃO holandês e francês à Constituição.