segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

E o prémio de escrita criativa vai para...

rui do Blasfémias por uma série de três posts (um, dois, três) em que expõe a sua 'teoria' segundo a qual hoje em dia Pierre-Joseph Proudhon seria neo-liberal.
Segundo uma fonte, que nos falou a coberto do anonimato (informação que ainda não pudemos confirmar), rui terá em preparação uma nova triologia, desta vez para a expôr uma 'teoria' segundo a qual hoje em dia Karl Marx seria Democrata-Cristão.

(Esclarecimento: a imagem é uma caricatura de Proudhon, para que não haja equívocos)

3 comments:

Hugo Mendes disse...

Pera lá...ele disse que ele é um "libertarian", o que não é a mesma coisa que um "neo-liberal". O anarquismo - filiação política do dito Pierre-Joseph - pode encaixar à esquerda ou à direita, e não me espanta nada que a direita o tente cooptar. Tudo o que é contra o Estado cai na rede deles...

Hugo Mendes disse...

Hmmmm, Zèd, olha que a tua outra piada sobre o Marx e a democracia-cristã tem um fundo de verdade: há a famosa tese de que o projecto do Comunismo não seria senão a versão secular do Cristianismo, em que todos somos irmãos e iguais, e onde não haveria conflito. Retira a variável "Deus" e não há grandes diferenças :)

Zèd disse...

Ele diz "libertarian", mas todo o seu raciocínio conduz 'de facto' a neo-liberal, e como é uma piada...
A democracia-cristã de Marx também não é por acaso, o memso tipo de raciocínio que vai de anarquista a neo-liberal (uma vaga associação de conceitos, misturada com citações escolhidas e ideias truncadas) leva de marxista a democrata-cristão, mas é em concreto absurdo.
E até concordo que há uma certa religiosidade no Marxismo, pelo menos como alguns movimentos marxistas o interpretam.

Renato, eu pessoalmente até acho Proudhon mais interessante que Marx.