segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Categoria: peças de xadrez

Caros peões,

cá recebi o vosso convite para participar e aceitei com muito gosto. Fui ler os primeiros posts para tentar compreender um bocadinho da origem e ajudar a posicionar-me (como peão, claro).

Das definições de peão que foram propostas, acho que me encaixo mais ou menos em todas, embora com importantes nuances:

-peão como peça de xadrez não sou, porque não só não sou o primeiro a avançar como, pelo menos para já, também sou o último. Mas sou, como o peão, uma peça modesta, que só anda um quadradinho de cada vez.

-peão como soldado de infantaria também não sou. Mas, se fosse, seria soldado de infantaria.

-o peão da bancada lateral do velho Estádio da Luz também não foi nunca o meu destino; eu costumava ir para a cabeceira (sim, para trás da baliza, para melhor ver as bolas a entrar, junto a uns velhotes simpáticos que me aceitavam sempre muito bem entre eles). E ainda antes de ter 60 anos quero ir conhecer o estádio novo, que dizem que é muito bonito.

-peão assalariado brasileiro que vai para o campo ou para a fábrica também não sou. Mas sou um assalariado académico, numa universidade pública.

-peão como pessoa que anda a pé, sou. Mas vou para a universidade, sempre que o tempo o permite, de bicicleta.

Dito isto, gosto do nome e do desenho ali de cima. Prometo manter-me discreto como um peão de xadrez e ter como única ambição, quando for possível, capturar de forma diferente do meu próprio movimento.

Alguns de vocês já conheço, embora — a alguns desses alguns — não vos veja há muitos anos. Os outros não conheço, mas tenho também muito gosto em passar a ser peão com eles.

8 comments:

Cláudia Castelo disse...

Bem-vindo ao nosso tabuleiro. Chegas em boa altura: estamos a ganhar!

Hugo Mendes disse...

Bem-vindo, André, e nada de promessas de discrição!

Zèd disse...

Que Belo Peão que me saiste. Sê bem-vindo.

Daniel Melo disse...

Pelas minhas contas, avançaste logo 2 casas! Assim é que é!
É bom poder contar com a tua experiência e antevisão, num momento importante do jogo...

Fernando Martins disse...

Caro André, que sejas bem vindo e feliz entre peões - aliás uns excelentes peões - apesar de eu sempre ter achado que tinhas, e continuas a ter, cara e porte de bispo. Bispo do sul de França no sul de França. E já agora os meus sentimentos por causa "daquilo" que se passou Sábado à noite na Póvoa de Varzim.

Renato Carmo disse...

Olá André, bem-vindo ao Peão!

vallera disse...

Olá André, bem vindo ao blog! viva o benfica! é já na 4ª...

andre disse...

é pá...

Nem sabia que era já na quarta. E onde é que eu vou ver isso? Temos aqui um grave problema para resolver, maior do que o da Ségolène em relação às suas promessas.

obrigadinhos por boas-vindas tão simpáticas.