sexta-feira, 23 de março de 2007

Colorida só a Primavera

Este blogue tem andado muito calminho para meu gosto. Parece que já aderimos ao espírito primaveril e ansiamos ardentemente pelas férias e pelas guloseimas da Páscoa. Vem isto a propósito daquele autocolante todo colorido (entretanto eclipsado), ali na banda direita do nosso blogue. As cores do arco-íris embandeiram o símbolo que supostamente representa o pacifismo. Tenho alguma dificuldade em reconhecer-me em tanto colorido e, sobretudo, em proclamar-me pacifista. É claro que visto deste cantinho sossegado, no qual vivemos a pacatez pequeno-burguesa do nosso esclarecido quotidiano, é fácil proclamarmos o pacifismo e darmos a outra face. Visto de cá, facilmente encarnamos os mandamentos mais laicos de um certo cristianismo em versão Superstar.
Contudo, o mundo não é colorido. Ou, pelo menos, as suas cores não são bem aquelas com as quais nós gostaríamos de o pintar. Olhando para algumas zonas e histórias do mundo, tenho alguma dificuldade em imaginar-me pacifista. Na verdade, se eu fosse palestiniano dificilmente me imagino pacifista, ou iraquiano, ou timorense (antes da independência), ou angolano ou moçambicano (em pleno período colonial). Se eu fosse um negro nos Estados Unidos nos anos 50 e 60, ou na Africa do Sul durante o Apartheid, provavelmente não seria pacifista.
Alguns destes e de outros movimentos conquistaram a paz porque resistiram, lutaram e pegaram em armas. Conseguiram a paz precisamente porque não foram pacifistas! Por isso, tenho uma certa dificuldade em conciliar o pacifismo com a revolta legítima contra, por exemplo, o imperialismo ou o fascismo (venha ele donde vier).

2 comments:

Hugo Mendes disse...

:))

Cláudia Castelo disse...

Não tinha lido este post, quando comentei o PS do Hugo. Se o tivesse feito, saberia o que estava em causa e teria acrescentado: "mas adopto a criança de bom-grado".
Como está bem explicado num post acima, não é incompatível ser pacifista e lutar contra o imperialismo e o fascismo.
Discordo ainda do teu título: o mundo, a paisagem, a hstória, as pessoas, as ideias, os projectos de vida... são de todas as cores e matizes, como este blog comprova.