quarta-feira, 14 de março de 2007

Para os amadores de sociologia francesa…




…, como o Hugo, aconselho os blogues de François Dubet (especialista da educação e da juventude), de Éric Maurin (que escreveu um ensaio sobre a segregação social e spacial em França). E também aconselho o site Cairn onde se pode ler artigos dos Actes de la Recherche en Sciences Sociales (fundada por Pierre Bourdieu), da Revue française de Sociologie, de Genèses e de muitas revistas de História, sociologia política, economia, etc.

PS : o senhor à direita não é um actor dos Monthy Pyton é o Emile Durkheim.

9 comments:

FuckItAll disse...

Está bem, mas além do Durkheim, o que é que a sociologia francesa já nos deu? ;P

FuckItAll disse...

E além do Durkheim e do Bourdieu?

(o Bourdieu nem devia contar, que ele voltou a identificar-se como antropólogo, mas dou-vos essa borla!)

Victor disse...

Devo confessar que ñão compreendo a pergunta?
Ao que é que a sociologia francesa deu a quem? A sociologia em geral? As ciências sociais? A civilização ocidental? Ao universo? etc., etc.

Mas bom se a resposta é uma lista de nomes (o que me parece pouco util), aqui vão alguns, de "escolas" diferentes,
Maurice Halbwachs; Gabriel Tarde (mais conhecido na América que na Europa), Raymond Aron (mesmo se formado em filosofia mas como muitos sociologos franceses, como o Bourdieu alias); Michel Crozier; Jean-Claude Passeron; Raymond Boudon. Bom, nem vale a pena continuar. E so citei sociologos que não são so conhecidos em França mas que tiveram influência no estrangeiro.

Hugo Mendes disse...

Victor, obrigado pela referências - em particular dos blogs do Dubet e do Maurin, que são autores estimulantes - espero que os blogs sejam tão interessantes como os livros.

Hugo Mendes disse...

Recordo que ambos os autores pertencem ao excelente grupo "République des Idées" de que já aqui falei, e por ele já publicaram excelentes pequenos livros. A consultar:

www.repid.com

Victor disse...

Exacto. E alias também ha o blog do Thierry Pech que é secretario geral da "république des idées" (http://thierrypech.blogs.nouvelobs.com/), grupo cujo principal figura é o Pierre Rosanvallon.

Hugo Mendes disse...

Outra forma de complementar a resposta do Victor é perguntar o que hoje sabemos a mais sobre a escola, as organizações, a ciência, a tecnologia, a protecção social, a saúde, as relações laborais, o captalismo, o socialismo, etc. etc., em virtude das contribuições da sociologia francesa (e não só, logicamente) ao longo das últimas décadas. A resposta é que sabemos muitíssimo mais. E que a sociologia sempre beneficiou da contribuição da antropologia. Eu prefiro ver a relação entre as disciplinas de forma complementar e não competitiva. No fundo, elas são uma e a mesma coisa, e é apenas por "acaso institucional" e "político" que têm históricas e tradiçoes intelectuais e metodológicas um pouco diferentes (e não totalmente diferentes).

FuckItAll disse...

Sim, mas e além desses?

(victor, estou a brincar, espreita o post do hugo sobre injúrias arbitrárias)

FuckItAll disse...

E Hugo, era esse o sentido do video dos monty phyton postado neste contexto - passamos o tempo a embirrar mas claro que as contribuições são incontáveis!