quinta-feira, 29 de março de 2007

Police par tout, Justice nul part (I)

A ironia de Daniel Oliveira é mais que certeira. Está bem à vista, pelo que tem acontecido nas últimas semanas, o que será a França se Sarkozy for eleito. O que foi feito em termos de integração das minorias e dos imigrantes ao longo das últimas décadas está em risco, senão mesmo já afectado. Esta é a situação que resulta de 5 anos de Nicolas Sarkozy como Ministro do Interior, que tutela a Polícia e a Imigração.

Primeiro foram os incidentes num infantário do 19° bairro de Paris, quando Polícia resolveu prender os pais de crianças escolarizadas, imigrantes em situação irregular, à saída do infantário 20 de Março passado. No caso foi uma família chinesa, ao fim do dia quando os pais vão buscar as crianças foram interpelados pela Polícia que não hesitou em usar a força, segundo os testemunhos claramente excessiva. Gerou-se uma escaramuça quando os pais das outras crianças e responsáveis do infantário vieram em auxílio dos imigrantes detidos, a Polícia utilizou então gás lacrimogéneo atingindo inclusivamente crianças. Dois dias depois a directora do infantário chegou mesmo a ser detida por várias horas, como se fosse um delinquente. Refira-se que em França um "imigrante em situação irregular" e um "imigrante clandestino" não é a mesma coisa, e em particular imigrantes com crianças escolarizadas têm um certo número de direitos a ser respeitados. A actuação da Polícia, sobre todos os pontos de vista, é claramente excessiva.

Depois foram os tumultos na Gare du Nord terça-feira. A simples ocorrência dos tumultos é já por si só uma demonstração do falhanço da actual política de segurança. Independentemente do tipo de política posto em prática o objectivo é evitar estas situações, quando ocorrem tumultos desta natureza demonstra-se que é uma política ineficaz, não funciona. Olhando com um pouco mais de atenção vê-se que esta política é parte do problema e não da solução (volto esta questão no próximo post). Tudo começa porque um passageiro é interpelado por não ter título de transporte válido, e reage violentamente. Ocorre-me a pergunta: "Como é que da interpelação de um passageiro sem bilhete e violento se passa para tumultos generalizados?". O actual ministro do interior, François Baroin, que substituiu Sarkozy na véspera (Sarkozy deixou o cargo para se dedicar à campanha eleitoral, como se não andasse já em campanha há 5 anos) vem logo dizer que se trata de um imigrante clandestino, com mais de 20 ocorrências por violência no seu cadastro. Quando ocorreram os tumultos de 2005 iniciados pela morte de Zyed e Bouna electrocutados quando fugiam à Polícia a primeira versão oficial (não sei se alguma vez desmentida) também era que se tratava de delinquentes apanhados em flagrante, era falso afinal, Zyed e Bouna regressavam a casa depois de terem ido jogar à bola. O novo ministro está em consonância com essas velhas práticas, a primeira versão oficial é falsa, o dito passageiro em infracção não é imigrante ilegal, está em situação regular e toda a sua família tem inclusivamente cidadania francesa, e embora tenha cadastro, é muito menos grave do que diz o ministro (7 ocorrências por pequenos furtos, e a maioria com mais de 10 anos). Mas mesmo que fosse verdade, em que é que isso justifica os tumultos? A questão mantém-se, como é que a interpelação de um passageiro sem bilhete degenera em tumulto?

8 comments:

Hugo Mendes disse...

"A simples ocorrência dos tumultos é já por si só uma demonstração do falhanço da actual política de segurança."

Há quem leia na simples ocorrência dos tumultos o falhanço não da política de "segurança", mas a de "integração" :)
Eu acho que as coisas são um bocado mais complicadas, e não sendo propriamente fã de Sarkozy nem do seu discurso e medidas, duvido francamente que possamos culpá-lo integralmente por este tipo de incidentes. E duvido que, se estivéssemos neste momento com um governo socialista as coisas, ao nível das políticas da segurança - quanto às outras políticas é outra coisa (porque são essas, parece-me, que evitam a maior ou menor propensão para a existência de distúrbios) - e este tipo de distúrbios fossem radicalmente diferentes (até porque duvido francamente que o Ministro controle por completo as polícias, e em contextos limite como estes tal é quase impossível). Mas esta se calhar é uma leitura demasiado pessimista das coisas.
A minha questão é antes: como é que achas que este tipo de situações pode influenciar a campanha e o evoluir das sondagens?

Hugo Mendes disse...

"A questão mantém-se, como é que a interpelação de um passageiro sem bilhete degenera em tumulto?"

Assim à distância e numa interpretação puramente teórica, a resposta não me parece difícil: a pólvora já lá está, só precisas de um rastilho e um isqueiro.

Hugo Mendes disse...

Mas não achas que se a política de integração fosse boa a questão da violência não precisava de depender de uma melhor ou pior política de segurança? É que as coisas só passam a "casos de polícia" quando - e como indicador sério de que - os problemas de integração sócio-económica e cultural e de que geram as violência não estão resolvidos.

É que assim corremos o risco de olharmos para o nível errado da questão - para a forma como se comportam, melhor ou pior, as polícias (e o respectivo Ministro) - em vez de olharmos para onde está/estão efectivamente o(s) problema(s).

Eu acho que estas situações são um indicador de um mal-estar profundo. Antes decorressem sobretudo da política de polícia: assim era muito mais fácil resolver.

Zèd disse...

Hugo,
Vou voltar a essas questões, mas deixo já achega. Tumultos como este, mas sobretudo como os da Novembro de 2005, não aconteciam há 5 anos, ou antes. Os problemas da imigração e das minorias vêm de há muito tempo, mas este clima de confrontação é de agora. Como tu dizes a polvora está lá, mas os rastilho é o Sarkozy que anda a ateá-lo.
Quanto à politica de integração já sabes que acho que é até bastante boa, e porque é que é acho que o problema é da politica de segurança (ao que os problemas economicos também não ajudam muito) fica para o proximo post.

Zèd disse...

"É que assim corremos o risco de olharmos para o nível errado da questão - para a forma como se comportam, melhor ou pior, as polícias (e o respectivo Ministro) - em vez de olharmos para onde está/estão efectivamente o(s) problema(s)."

As duas coisas não são mutuamente exclusivas.

Hugo Mendes disse...

Por algum motivo o meu terceiro comentário vem colocado aqui antes da tua resposta....Só para ficar claro, era uma tréplica ao que escreveste como resposta aos meus dois comentários anteriores.

Hugo Mendes disse...

"As duas coisas não são mutuamente exclusivas."

Não é essa a questão: a questão é que os problemas são sequenciais: de forma muito abstracta, se o problema Y decore em larga medida do problema X, não vais nunca "resolver" o problema Y se não "atacares" primeiro e seriamente o problema X. Não acabas com os indicadores do problema se não atacares a sua causa primeira. É por isso que eu digo que as coisas são mais profundas e não é uma melhor política de polícia que vai "resolver" as questões da violência urbana. (o melhor que se calhar podes fazer é deixá-la às portas de Paris: mas assim estás só a concentrá-la sobre os mais pobres, que vivem nas zonas periférias).

Zèd disse...

"não é uma melhor política de polícia que vai "resolver" as questões da violência urbana"

Concordo inteiramente, mas convém que não agrave ainda mais a situação, que é o que está a acontecer.

P.S - Quanto à ordem dos comentários, eu percebi que era uma tréplica, mas eu apaguei e re-escrevi o meu comentário ao mesmo tempo que tu triplicavas :-)