sábado, 10 de março de 2007

Isto ainda vai acabar mal

François Bayrou est pour la première fois à égalité avec Ségolène Royal en terme d'intentions de vote au premier tour de la présidentielle avec 23 %, selon un sondage Ifop-Fiducial pour Le Journal du Dimanche à paraître le 11 mars et réalisé les 8 et 9 mars. Les candidats centriste et socialiste sont toutefois précédés par Nicolas Sarkozy qui reste en tête des intentions de vote à 28 %.

1 comments:

Zèd disse...

Ne t'en fais pas, pelo menos para já. O mais impressionante em Bayrou é a falta de ideias, custa-me a perceber esta subida nas sondagens, mas tenho umas pistas.
Os media franceses têm um culto quase obsessivo pela ideia que em todas as presidênciais há uma supresa, pelos vistos a população ou concorda com isso ou é influenciável. Os media de há uns tempos para cá tem feito passar a ideia que Bayrou é a única supresa possível, talvez isso explique um certo élan que começou a aparecer logo quando houve uma pequena subida nas sondagens.
Há também outra hipótese que é a de haver um grande eleitorado que não quer votar em Sarkozy por ele ser demasiado "facho" e não quer votar em Ségolène por ela ser demasiado mulher. Sobra Bayrou.
No entanto há que ter em conta que as candidaturas ainda não estão fechadas (falta pouco), com as estórias das "parrainages", antes de se saber quem vai estar de facto nos boletins de voto as sondagens são para interpretar com muita cautela. Mais ainda quando em todas as outras sondagens Bayrou aparece 5% atrás de Ségolène (não há muito tempo era 10%). Parece-me possível que estes resultados do Bayrou estejam inflacionados, que reflitam apenas uma franja de indecisos, e que ainda venha a descer nas sondagens mais perto das eleições. No entanto há um dado que me parece importante, nas sondagens em que se põe a hipótese de Bayrou ir à segunda volta, Bayrou ganha quer a Ségolène quer a Sarkozy. É a vantagem de não ser nem de direita nem de esquerda, antes pelo contrário.