sexta-feira, 2 de março de 2007

Libido sciendi


"Por isso as tuas aulas vão estar cheias de homens. Se são o tipo de homens com quem gostarias de te encontrar, isso já não é tão certo: as experiências realizadas levaram à conclusão de que os estudantes de Economia são muito mais conformes com o comportamento do homem económico racional do que os estudantes de outras áreas. Alguns economistas ofereceram explicações baseadas nas teorias evolucionistas para justificar o uso desta criatura como elemento central desses modelos - eles defendem que o homem económico racional predomina porque ele é capaz de triunfar na luta pela sobrevivência, devido à sua superior capacidade de adaptação. Vais ter a tua própria oportunidade para participar na selecção natural mas o homem económico racional não reconhece o afecto e suspeito que não seja muito divertido viver com um deles. Uma das piadas mais perspicazes sobre economistas é que um economista é alguém que conhece sessenta e nove maneiras de fazer amor, mas não conhece uma única mulher".

John Kay, Como A Economia Ilumina o Mundo (Lisboa, Presença, 2007, original de 2004), em carta 'virtual' a uma sobrinha que o interroga sobre se é boa ideia seguir Economia (p.172-173)

2 comments:

vallera disse...

"um economista é alguém que conhece sessenta e nove maneiras de fazer amor, mas não conhece uma única mulher"
Não me digas que ela foi para outro curso?!?

Hugo Mendes disse...

Desconhece-se o desfecho do caso...Mas o autor está a partir - parece-me - do pressuposto errado que ela se vai juntar/casar com um colega.